domingo, 3 de novembro de 2013

Primeira experiência com EaD

UFC - Universidade Federal do Ceará 
Instituto UFC Virtual
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados 
Divisão de Planejamento e Ensino 
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2013/2
Turma: T-31 - Química 
Aula 01: Ponto de Partida - Primeiros contatos com a EaD
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos 
Cursista: Regivaldo Gomes 
Data: 03 de Novembro de 2013


Meu primeiro contato com a Educação a Distancia (EaD) foi no curso de Licenciatura Plena no Programa Especial de Formação Pedagógica na modalidade semipresencial na Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde cursei Licenciatura em Química. Nesta experiência tive a oportunidade de conhecer como acontecem as aulas em um ambiente virtual, participando de chats, fóruns e de todos os recursos disponíveis nesta nova sala de aula.

Após a Licenciatura, em 2010, fiz o curso de formação para tutores, promovido pelo Instituto UFC Virtual. Porém, foi a partir deste semestre que atuei como docente da EaD, ministrando a disciplina Introdução a Metodologia Científica nos pólos de Caucaia e São Gonçalo. No primeiro dia de aula, pólo de Caucaia, nenhum estudante apareceu. Tinha me preparado para aquele encontro, cheguei com uma hora de antecedência, era a oportunidade de estar à frente pela primeira vez de uma turma no Ensino Superior, logo havia uma expectativa pessoal muito grande para este encontro, que infelizmente teve que ser adiado.

A partir de então, todos os demais encontros foram no pólo de São Gonçalo, e descobri que o único estudante matriculado no pólo de Caucaia decidiu acompanhar a turma de São Gonçalo. As experiências vividas com essa turma foram muito enriquecedoras e propiciaram algumas reflexões: Por que será que os estudantes resistiam a participar dos chats? As dificuldades em cumprirem com os prazos para postar as atividades estariam de fato associado a problemas técnicos? Alguns estudantes me indagaram se seria justo o sistema travar com hora marcada, impossibilitando o encerramento de uma atividade. Segundo os estudantes, o sistema deveria aceitar a atividade e o professor descontaria na nota. E as aulas que aconteciam paralelas, em que os estudantes ficavam uma parte numa disciplina e o segundo momento na outra, o que fazer para melhorar? Tive um fórum que deveria continuar após a aplicação da avaliação presencial, como garantir a participação da turma após receberem as notas?

Estou buscando respostas para estas perguntas. Sei que algumas serão respondidas em longo prazo, e que elas têm muitas respostas. Portanto, caro leitor, convido-lhe a contribuir com estas reflexões, deixando seu comentário abaixo.

Um comentário:

  1. Vejo que muitas perguntas surgem no encontro com os alunos, e, sempre reclamam do sistema. Será que um dia a adaptação será 100% e que realmente os alunos em EaD, estarão preparados para aproveitar o que essa modalidade tem para ensinar? Estamos nessa luta!!!

    ResponderExcluir