UFC - Universidade Federal do Ceará
Instituto UFC Virtual
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados
Divisão de Planejamento e Ensino
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2013/2
Turma: T-31 - Química
Aula 01: Ponto de Partida - Ações didáticas que o tutor deve desenvolver ao planejar e ministrar uma disciplina
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos
Cursista: Regivaldo Gomes
Data: 04 de Novembro de 2013
Data: 04 de Novembro de 2013
Ações didáticas que o tutor deve desenvolver ao planejar uma disciplina
Ao ministrar uma disciplina, o tutor precisa inicialmente organizar a sua agenda, reservando diariamente um horário para efetuar as atividades inerentes a disciplina. Essa agenda deve esta dividida em três partes:
Antes do inicio da disciplina
Neste momento o professor precisa dedicar tempo para leitura, planejamento e elaboração do material que será utilizado no decorrer do curso. É importante salientar que esse planejamento não deve ser engessado, isto é, adaptações deverão ser feitas sempre que necessárias. Também se faz necessário uma boa reflexão sobre as experiências vivenciadas em semestres anteriores, procurando detectar as falhas para convertê-las em acertos.
Durante
A postura do tutor durante a disciplina deve ser de um facilitador da aprendizagem, estando sempre solicito para tirar dúvidas, fazer correções quando necessárias e acima de tudo estimular os estudantes com sua prática pedagógica, zelo e carinho pela EaD. A segurança, a pontualidade e o bom senso, são características indispensáveis durante o desenvolvimento da disciplina.
Após a disciplina
Ao encerrar a disciplina o tutor deve fazer uma avaliação de como foi o seu semestre, anotando os pontos positivos e negativos. Divulgar as notas e estar a disposição para esclarecer eventuais dúvidas.
Ao ministrar uma disciplina, o tutor precisa inicialmente organizar a sua agenda, reservando diariamente um horário para efetuar as atividades inerentes a disciplina. Essa agenda deve esta dividida em três partes:
Antes do inicio da disciplina
Neste momento o professor precisa dedicar tempo para leitura, planejamento e elaboração do material que será utilizado no decorrer do curso. É importante salientar que esse planejamento não deve ser engessado, isto é, adaptações deverão ser feitas sempre que necessárias. Também se faz necessário uma boa reflexão sobre as experiências vivenciadas em semestres anteriores, procurando detectar as falhas para convertê-las em acertos.
Durante
A postura do tutor durante a disciplina deve ser de um facilitador da aprendizagem, estando sempre solicito para tirar dúvidas, fazer correções quando necessárias e acima de tudo estimular os estudantes com sua prática pedagógica, zelo e carinho pela EaD. A segurança, a pontualidade e o bom senso, são características indispensáveis durante o desenvolvimento da disciplina.
Após a disciplina
Ao encerrar a disciplina o tutor deve fazer uma avaliação de como foi o seu semestre, anotando os pontos positivos e negativos. Divulgar as notas e estar a disposição para esclarecer eventuais dúvidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário